Pelé fez mais gols pelo Santos fora do país que você pode imaginar
Você sabe quantos gols Pelé fez com a camisa do Santos em partidas fora do Brasil? O Rei atingiu a marca de mil gols em sua carreira, e muitos deles foram marcados durante as inúmeras excursões que o alvinegro praiano realizava durante as décadas de 60 e 70.
Com 18 anos, Pelé marcou seus primeiros gols pelo Santos jogando fora do país. Foram dois tentos que deram a vitória para o Peixe por 3 a 0 contra o Sport Boys, do Peru, no dia 4 de janeiro de 1959. O jogo foi realizado no Estádio Nacional de Lima, na capital do país sulamericano.
Em 353 jogos fora do Brasil, Pelé marcou 361 gols, que resulta em média de mais de um gol por partida. Além disso, o Rei também conquistou muitos títulos jogando fora do país, como as duas Libertadores, um título mundial e uma Recopa Mundial.
Quando o Santos debutou na Europa?
Durante a Era Pelé, o Santos realizou inúmeras excursões pela Europa, que tinham como objetivo arrecadar fundos para pagar o então caro e estrelado elenco do alvinegro praiano. No entanto, quando aconteceu a estreia do Peixe no velho continente?
Cerca de 50 mil pessoas estiveram presentes no estádio Levsky Sofia, em Sofia, Bulgária, no dia 23 de maio de 1959, para ver o Santos jogar na Europa pela primeira vez em sua história. O adversário foi a Seleção B da Bulgária. Os ingressos para ver o time santista se esgotaram dois dias antes da partida.
O confronto ficou marcado pelo estado ruim do gramado, já que a cidade de Sofia tinha sofrido com fortes chuvas que acabaram alagando o campo. No entanto, o futebol jogado não decepcionou, com o embate terminando no resultado de 3 a 3.
Sem Zito, machucado, o time do Peixe treinado por Lula foi para campo com: Laércio, Pavão e Mourão; Getúlio, Álvaro e Fioti; Dorval, Afonsinho (Pagão), Coutinho (Alfredinho), Pelé e Pepe.
Quem marcou o primeiro gol da partida foi Pelé, logo aos 15 minutos de jogo. O zagueiro Pavão acabou marcando contra para o time da casa, deixando tudo igual no placar. No entanto, aos 36 minutos, Pelé deixou o alvinegro praiano na frente novamente. Pouco antes do fim da primeira etapa, o búlgaro Jordanov empatou.
No segundo tempo, Jordanov marcou seu segundo gol, aos 20 minutos, e colocou a Seleção Búlgara na frente pela primeira vez no confronto. Três minutos depois, Pepe deixou tudo igual no contador novamente em uma cobrança de pênalti.